Coreia do Sul resgata barco norte-coreano à deriva com 8 tripulantes a bordo

Seul, 26 jun (EFE).- A Guarda Costeira da Coreia do Sul resgatou um barco norte-coreano à deriva em suas águas territoriais - o quinto neste ano - com oito tripulantes a bordo, que expressaram seu desejo de retornar ao seu país.

A embarcação foi encontrada perto da ilha de Ulleungdo, em águas do Mar do Japão ("Mar do Leste" para as duas Coreias), na última sexta-feira, informou nesta segunda-feira o Ministério de Unificação sul-coreano.

O barco está sendo reparado pelas autoridades da Coreia do Sul, que devem enviar de volta os oito tripulantes assim que concluídos os consertos.

A Coreia do Sul recuperou cinco embarcações norte-coreanas à deriva neste ano, com um total de 21 tripulantes a bordo, dos quais apenas dois expressaram o desejo de desertar e não retornaram ao norte.

Alguns especialistas acreditam que o aumento de barcos norte-coreanos, a maioria deles pesqueiros, que ficam à deriva por falhas no motor ou falta de combustível, pode corresponder a uma tentativa do regime de Kim Jong-un de melhorar as capturas, o que faria com que as embarcações se afastassem cada vez mais da costa.

Coreia do Sul e Coreia do Norte seguem tecnicamente em guerra, já que o conflito travado pelas duas nações entre 1950 e 1953 foi encerrado com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos