UE impõe à Google multa recorde de 2,42 bilhões euros por abuso de domínio

(Corrige primeiro parágrafo)

Bruxelas, 27 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) impôs nesta terça-feira à Google uma multa no valor de 2,42 bilhões de euros, a maior até esta data contra uma só companhia, por violar as regras de concorrência no serviço de compras online.

"A Google negou a outras empresas a chance de competir e inovar. E, o mais importante, negou aos consumidores europeus uma verdadeira escolha de serviços e todos os benefícios da inovação", afirmou a comissária europeia de concorrência, Margrethe Vestager

A Comissão Europeia afirmou que a Google "deu uma colocação proeminente em seus resultados de busca a seu próprio serviço de compras comparativo, rebaixando os serviços rivais".

"As provas mostram que inclusive os rivais melhores posicionados apareciam, em média, só na página quatro dos serviços de busca do Google, e outros inclusive mais abaixo", indicou a CE.

A multa foi calculada segundo o valor de investimentos da Google obtidos do seu serviço de comparação de compras nos 13 países do Espaço Econômico Europeu.

A CE exige agora à companhia pôr fim à sua conduta em um período de 90 dias, ou caso contrário, a empresa americana enfrentará multas de até 5% do volume médio de negócios diários alcançado pela Alphabet, conglomerado que controla a Google.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos