Enviado dos EUA se reúne com curdos na província síria de Al Raqqa

Beirute, 28 jun (EFE). - O enviado para a coalizão internacional Brett McGurk se reuniu nesta quarta-feira com responsáveis políticos curdos na província de Al Raqqa, no nordeste da Síria.

A principal formação política curdo-síria, o Partido da União Democrática (PYD, sigla em curdo), informou no Twitter que McGurk se encontrou com membros do Conselho Civil de Al Raqqa na sede deste órgão no norte da província. O conselho foi criado em abril do ano passado pelas Forças Democrática da Síria (FDS), uma aliança armada liderada por milícias curdas e apoiadas pelo Executivo em Washington, para se encarregar da administração civil da região.

O diretor do Centro Curdo para os Estudos, Nawaf Khalil, disse à Agência Efe que McGurk estava acompanhado do general britânico Rupert Jones, subcomandante da coalizão. Khalil apontou que ambos conversaram com os membros do Conselho Civil de Al Raqqa sobre formas de estabilizar a região, necessidades da população e o futuro da província, após a expulsão do jihadista Estado Islâmico (EI).

A coalizão apoia às FDS, que desde 6 de junho desenvolvem uma ofensiva para expulsar o EI da cidade de Al Raqqa, considerada a capital do califado autoproclamado pelos jihadistas em 29 de junho de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos