ONU: aumenta risco de terroristas obterem armas de destruição em massa

Nações Unidas, 28 jun (EFE).- A ONU avisou nesta quarta-feira que o risco que grupos terroristas conseguirem armas de destruição em massa está aumentando e pediu à comunidade internacional mais esforços para evitar que isso aconteça.

A responsável por assuntos de Desarmamento das Nações Unidas, Izumi Nakamitsu, disse ao Conselho de Segurança que estão ocorrendo "ameaças cada vez mais complicadas" neste âmbito, sobretudo pelo desenvolvimento de novas tecnologias, a globalização e a falta de coordenação internacional.

Nakamitsu foi a encarregada de abrir um debate especial do Conselho destinado a analisar este problema e que foi organizado pela Bolívia, que neste mês ocupa a presidência rotativa.

Segundo a ONU, a possibilidade de que grupos terroristas ou outros atores não estatais consigam armas químicas, biológicas ou nucleares continua sendo "uma ameaça significativa para a segurança global".

Os riscos aumentaram nos últimos anos, segundo a ONU, pela cada vez maior facilidade de obter, através da internet, informações que antes estavam apenas em poder de militares e cientistas.

Nakamitsu destacou ainda que novas tecnologias como a impressão 3D ou os drones representam uma maior ameaça em relação à utilização de armas de destruição em massa. Ela ressaltou a necessidade de uma maior cooperação entre países e entre os poderes públicos e a indústria para limitar o perigo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos