Blogueira vietnamita é condenada a 10 anos de prisão por criticar o regime

Bangcoc, 30 jun (EFE).- Uma blogueira vietnamita foi condenada a dez anos de prisão por um tribunal popular de Justiça por criticar o governo do Vietnã, informou nesta sexta-feira (data local) a imprensa local.

A condenada, Nguyen Ngoc Nhu Quynh, foi considera culpada na quinta-feira por distribuir propaganda contra o Estado durante um julgamento de um dia na província central de Khanh Hoa, segundo o jornal governista "Tuoi Tre".

Quynh, de 38 anos e conhecida pelo apelido "Me Nam" ("Mãe Cogumelo"), foi detida em outubro de 2016 acusada de utilizar um perfil no Facebook para denunciar as políticas ambientais e a injustiça social do país.

A promotoria, por sua parte, sustentou que, com suas opiniões expressadas, Quynh interpretou mal a linha do partido comunista e solapou a confiança pública em sua liderança.

Organizações de direitos humanos, como a Human Rights Watch, pediram a imediata liberdade da blogueira e instam o governo do Vietnã a deixar de perseguir o direito à liberdade de expressão.

"A dura e infundada sentença reflete a repressão punitiva do governo vietnamita contra o ativismo pacífico e a dissidência", indicou a Human Rights Watch em um comunicado.

O Estado vietnamita controla todos os meios de comunicação e, perante o crescente auge da internet, foi aprovado em 2013 um decreto que proíbe a publicação na rede de material considerado crítico ao Executivo ou que possa prejudicar a segurança nacional.

O Vietnã ocupou o posto 175, de um total de 180, no índice de liberdade de imprensa elaborado pela ONG Repórteres sem Fronteiras em 2015, na frente apenas de China (176), Síria (177), Turcomenistão (178), Coreia do Norte (179) e Eritreia (180).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos