Milícias tomam controle de população ao sul de Al Raqqa, na Síria

Beirute, 29 jun (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram nesta quinta-feira que tomaram o controle da população de Kasara Afan, ao sul da cidade de Al Raqqa, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país.

As FSD informaram através da rede social Telegram que pelo menos quatro integrantes do EI morreram no ataque a Kasara Afan, que fica cerca de seis quilômetros ao sul de Al Raqqa.

Além disso, no interior da cidade, o porta-voz da Brigada do Norte Democrático das FSD, Ahmad al Omar, detalhou à Agência Efe por telefone que há avanços de seu agrupamento frente aos jihadistas, mas que este ainda é "fraco".

"Alcançamos a zona de segurança do 'Daesh' (acrônimo em árabe para Estado Islâmico) no centro de Al Raqqa. Tomamos o Hospital Nacional, que está ao lado da sede da antiga delegacia de polícia", detalhou Omar.

O porta-voz relatou que as forças chegaram à linha "de contato" com o EI em pleno centro da cidade: "Entre eles e nós só há uma rua", indicou.

Hoje faz três anos que o EI autoproclamou um califado nos territórios controlados pela organização na Síria e no Iraque.

A cidade de Al Raqqa é considerada a "capital" do califado dos extremistas e é alvo de uma ofensiva desde 6 de junho por parte das FSD, que contam com apoio de aviões da coalizão internacional e de forças especiais dos Estados Unidos no terreno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos