Programa legislativo de May é aprovado com votos de conservadores e do DUP

Londres, 29 jun (EFE).- O programa legislativo para os próximos dois anos do governo da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, foi aprovado nesta quinta-feira na Câmara dos Comuns com os votos da maioria conservadora e com os seus parceiros do Partido Democrático Unionista (DUP), da Irlanda do Norte.

O programa, que inclui legislação sobre o "Brexit" - a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) -, foi aprovado por 323 votos a favor e 309 contra, diferença de apenas 14.

O plano de leis de May, que perdeu a maioria absoluta na Câmara dos Comuns nas eleições do dia 8 de junho, prosperou graças ao apoio dos dez deputados do DUP, que na segunda-feira aceitou apoiar o governo da primeira-ministra em votações essenciais em troca de financiamento adicional para a Irlanda do Norte.

Devido à frágil a maioria conservadora, May teve que voltar mais cedo de uma reunião de preparação para a próxima cúpula do G20 na Alemanha para fazer com que seu plano legislativo fosse aprovado.

Antes da votação do programa de May, a maioria formada pelos "tories" e pelo DUP bloqueou uma emenda do Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn, que defendia um "Brexit" mais suave, com acesso ao mercado único da UE e à união aduaneira.

Essa emenda, que foi reprovada por 323 votos contrários e 297 favoráveis, pedia que o governo negocie um acordo com a UE que contemple os "mesmos direitos pontuais" que o Reino Unido possui.

Também propunha que o futuro pacto dê prioridade ao emprego e à economia, mantendo intactos os direitos de expatriados britânicos e dos cidadãos europeus que moram no Reino Unido.

O programa legislativo do governo de May foi apresentado no último dia 21 de junho no chamado Discurso da Rainha. Ele inclui 27 projetos de lei para serem tramitados nos próximos dois anos, entre eles oito relativos ao "Brexit".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos