Ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon se junta ao fórum The Elders

Nova York, 30 jun (EFE).- O ex-secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, foi escolhido nesta sexta-feira como novo membro do fórum The Elders (Os Idosos), um grupo de importantes personalidades internacionais criado há dez anos pelo sul-africano Nelson Mandela.

Em um comunicado divulgado por esse grupo, o seu presidente, o também ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, destacou que Ban contribuirá com "uma perspectiva única e valiosa baseada no seu histórico de liderança global e compreensão da geopolítica".

Ban deixou o posto principal da ONU em 31 de dezembro passado e foi substituído no dia seguinte pelo português António Guterres. O sul-coreano esteve à frente das Nações Unidas desde 1º janeiro de 2007.

The Elders é um grupo independente de líderes globais, lançado em julho de 2007 em Joanesburgo por Nelson Mandela, que defende valores humanitários e promove posições a favor da paz e da segurança internacional.

Um dos 14 integrantes desse grupo é o ex-presidente Henrique Cardoso, na qualidade de membro emérito.

Entre seus integrantes também se destacam o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter; o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1994, Desmond Tutu; e a política e ativista Graça Machel.

Em uma declaração no comunicado do grupo, Ban disse que considerava um privilégio vincular-se a esse fórum e acrescentou que há anos admira o trabalho que vem realizando.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos