Parlamento anuncia moção de censura contra Zuma em 3 de agosto

Nairóbi, 30 jun (EFE). - A presidente do Parlamento sul-africano, Baleka Mbete, anunciou nesta sexta-feira que a moção de censura que a oposição apresentará contra o presidente do país, Jacob Zuma, acontecerá em 3 de agosto, informaram meios locais.

Este é a sétima tentativa de moção contra o presidente da África do Sul durante seu mandato, informou o jornal "Eyewitness News".

O Tribunal Constitucional autorizou no dia 22 que o voto na moção de censura contra Jacob Zuma fosse secreto. A decisão foi depois de um recurso apresentado pelos partidos opositores, que solicitaram o voto secreto com a intenção de que os parlamentares descontentes do Congresso Nacional Africano (CNA), que Zuma lidera, rompam a disciplina de partido e deem apoio à moção.

Apesar das questões internas provocadas pela recente remodelação do governo, a direção do CNA assegurou que todos os seus deputados votarão contra a moção e quem se rebelar poderá sofrer represálias. O Parlamento sul-africano é composto por 400 deputados. Deles, 249 são membros do CNA e a oposição necessita do voto favorável a moção de 50 legisladores oficialistas para conseguir a queda de Zuma.

O debate sobre a moção de censura estava previsto para 18 de abril, mas o Parlamento, a pedido da oposição, aceitou adiá-lo até que o Constitucional decidisse sobre o voto secreto. A oposição acusa Zuma de corrupção e de prejudicar a economia para favorecer interesses de empresários amigos.

Zuma vive um dos momentos de maior impopularidade desde a sua chegada à presidência. No poder desde 2009, sua gestão esteve marcada por escândalos de corrupção, a desaceleração econômica e o desemprego. Seu segundo e último mandato termina em 2019, e ele deixará de ser presidente do CNA em dezembro deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos