Janot diz que cumpriu com sua missão ao apresentar denúncia contra Temer

São Paulo, 1 jul (EFE).- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse neste sábado que cumpriu com sua missão ao apresentar nesta semana uma denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer durante o exercício do cargo.

"Gostaria de estar longe disso, mas tenho que cumprir com minha missão", afirmou Janot ao ser perguntado sobre a denúncia contra Temer durante o Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizado em São Paulo.

Temer foi denunciado por corrupção passiva, com base nas delações de Joesley Batista, um dos donos do Grupo JBS. Janot, que deixa o cargo em setembro, voltou a defender a consistência da denúncia, considerada pelo presidente como uma "peça de ficção".

O procurador-geral também falou sobre a libertação do ex-deputado e assessor de Temer, Rodrigo Rocha Loures, que deixou a prisão depois de decisão do ministro Edson Fachin.

"Isso não me assusta. Faz parte do processo", afirmou.

Rocha Loures, que atuou como intermediário nas reuniões entre Temer e Joesley Batista, ficou quase um mês preso e também foi denunciado por Janot pelo crime de corrupção passiva.

Há alguns meses, quando já era vigiado pela Polícia Federal, o aliado do presidente foi filmado ao se reunir com um emissário de Joesley em uma pizzaria de São Paulo. Ele recebeu uma mala e correu em direção a um táxi.

A mala continha R$ 500 mil, que correspondiam a propinas pagas pelo Grupo JBS a aliados de Temer, como revelou o próprio Joesley em um acordo de delação premiada com o Ministério Público.

"A mala já diz tudo", indicou Janot.

Durante o congresso, o procurador-geral elogiou a decisão tomada nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou o valor legal das delações feitas por diretores da JBS.

"A decisão do STF é fantástica. Salvou a instituição da delação premiada", afirmou Janot.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos