Papa substitui Müller como Prefeito da Congregação Doutrina da Fé

Cidade do Vaticano, 1 jul (EFE).- O papa Francisco substitui à frente da Congregação para a Doutrina da Fé o cardeal alemão Gerhard Müller e nomeou no seu lugar o arcebispo espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer, informou neste sábado o Vaticano.

A Santa Sé precisou que o pontífice "agradeceu" a Müller por seu trabalho à frente do que foi conhecido no passado como Santo Ofício, e como presidente da Pontíficia Comissão "Ecclesia Dei", da Pontíficia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional.

Nesse posto será substituído por Ferrer, arcebispo titular de Tibica, que até agora era secretário da Congregação para a Doutrina da Fé.

O cardeal Müller, de 69 anos, foi nomeado para o cargo que agora deixa pelo papa emérito Bento XVI em 2 de julho, um período de cinco anos à frente da Congregação para a Doutrina da Fé.

Müller foi nomeado cardeal pelo papa Francisco no primeiro consistório convocado pelo pontífice argentino, em fevereiro de 2014.

O cardeal alemão se destacou como crítico a algumas das reformas empreendidas pelo papa, como quando, em outubro de 2015, foi divulgada uma carta assinada por ele e outros 12 cardeais, considerados conservadores, na qual denunciavam a metodologia empregada no Sínodo da Família convocada pelo pontífice.

O novo responsável da Congregação para a Doutrina da Fé é um jesuíta, como o papa, de 73 anos, nascido em Manacor, na ilha espanhola de Mallorca, e professor da Universidade Gregoriana.

Foi ordenado presbítero em 29 de julho de 1973 e arcebispo em 9 de julho de 2008 por parte do papa Bento XVI; estudou Direito em Madri e ingressou na Companhia de Jesús em 17 de outubro de 1966.

Além disso, estudou Filosofia na Universidade Pontífice de Comillas e Teologia na Philosophisch-theologische Hochschule Sankt Georgen de Frankfurt (a Alemanha).

Em 1995 foi nomeado consultor na Congregação para a Doutrina da Fé, na qual posteriormente assumiu o cargo de Secretário em 9 de julho de 2008.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos