Ataque com mina terrestre deixa 3 mortos na capital da Somália

Mogadíscio, 2 jul (EFE).- Pelo menos três civis morreram e outros quatro ficaram feridos após a explosão de uma mina terrestre no distrito de Hawlwadag, em Mogadíscio, capital da Somália, artefato que foi ativado após a passagem de um micro-ônibus.

O chefe de segurança de Hawlwadag, Adbullahi Adan, informou à Agência Efe que o incidente ocorreu durante a noite de ontem. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, mas a milícia jihadista Al Shabab costuma realizar atentados na região.

No entanto, o uso de minas terrestres contra civis não são uma estratégia comum de ataque do Al Shabab, que normalmente utiliza terroristas suicidas para detonar explosivos em locais públicos movimentados, como restaurantes e hotéis.

O último grande ataque do Al Shabab ocorreu no último dia 22, quando nove pessoas morreram e 13 ficararam feridas em uma forte explosão na capital da Somália.

Dois dias antes, 17 pessoas morreram em um atentado com carro-bomba contra um escritório do governo em Mogadíscio. Na semana anterior, 25 pessoas morreram em um popular restaurante da capital.

Nos últimos meses, o Al Shabab tem intensificado suas ações na Somália. Os terroristas também optaram recentemente por uma estratégia de confrontação direta e lançaram vários ataques contra bases militares da missão da União Africana na Somália (Amisom), o que provocou a morte de dezenas de soldados.

Em abril, o governo da Somália declarou "estado de guerra" no país para acabar com o Al Shabab e ofereceu uma anistia para os membros do grupo que quiserem se render.

Segundo um recente relatório da ONU, o Al Shabab segue tendo capacidade para efetuar ações de grande escala tanto dentro como fora da Somália. A situação da segurança no país africano, de acordo com o documento, não melhorou.

A milícia radical, filial da Al Qaeda na Somália, luta para instaurar um governo islâmico de orientação wahhabista no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos