Governadora de Tóquio ganha eleições regionais e se consolida perante Abe

Tóquio, 2 jul (EFE).- A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, venceu com ampla vantagem neste domingo as eleições para a Assembleia Metropolitana da capital nipônica, uma vitória que a consolida frente ao premiê Shinzo Abe, segundo as primeiras projeções dos meios japoneses.

O novo partido de Koike, Tomin First (Tokiotas Primeiro), que estreau nestas eleições, conseguiu assim se impor claramente frente ao conservador Parti

do Liberal Democrata (PLD) do premiê japonês, que ostentava até agora uma clara maioria na câmara regional de Tóquio.

Segundo as projeções da rede pública "NHK", o partido de Koike conseguiria junto aos seus aliados pelo menos 67 dos 127 assentos de Assembleia enquanto o PLD, que contava com 57 cadeiras, registraria importantes perdas.

Trata-se da primeira derrota do governante partido de Abe desde 2009.

Mais de 11 milhões de eleitores foram chamados às urnas no que foi considerado um autêntico referendo sobre a governadora de Tóquio, eleita há apenas um ano, e considerada figura chave para disputar a liderança nacional contra Shinzo Abe.

As eleições na capital, dada sua dimensão, são uma indicação bastante fiel da força de cada partido a nível nacional no Japão, onde as próximas eleições nacionais serão apenas em 2018.

A governadora, de 64 anos e primeira mulher a ostentar este cargo, se desvinculou do governante PLD - ao qual pertenceu a maior parte da sua extensa carreira política - para concorrer como independente no verão passado ao Governo de Tóquio, que ganhou de maneira contundente.

Koike, antiga apresentadora de televisão, goza desde sua eleição de uma alta popularidade enquanto o premiê chegou a estas eleições envolvidos em um novo escândalo de corrupção e a aprovação de uma polêmica lei antiterrorista.

A Área Metropolitana de Tóquio tem um peso determinante para a terceira economia mundial, já que aglutina aproximadamente um terço do Produto Interno Bruto nacional. Se constituísse um estado independente, seria a 15ª potência global.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos