Tóquio escolhe seu Parlamento local em eleições-chave para premiê

Tóquio, 2 jul (EFE).- Os cidadãos de Tóquio votam neste domingo para escolher os representantes da Assembleia metropolitana da capital, em eleições que testarão ao máximo a liderança do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe.

Mais de 11 milhões de cidadãos foram convocados às urnas para um autêntico referendo sobre a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, eleita há faz apenas um ano, e que procura ter maioria no Parlamento local com o seu novo partido, o Tomin First (Toquiotas Primeiro).

Até agora o domínio do Governo de Tóquio com 57 cadeiras era do Partido Liberal Democrata (PLD) do premiê, atolado em uma crise de popularidade.

As eleições na capital são consideradas uma indicação bastante fiel da força de cada partido a nível nacional no Japão, onde as próximas eleições acontecem em 2018.

As últimas pesquisas mostram uma clara vantagem do partido da governadora, antiga militante do partido de Abe, enquanto este se viu envolvido em um novo escândalo, que se soma à aprovação de uma polêmica lei antiterrorista.

Após a sua contundente vitória como governadora de Tóquio, o nome de Koike aparece cada vez com mais força para disputar a liderança nacional com Shinzo Abe.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos