Vulcão Popocatépetl registra intensa atividade e gera grande coluna de fumaça

Cidade do México, 2 jul (EFE).- O vulcão Popocatépelt, na região central do México, registrou 136 exalações nas últimas 24 horas, além de três explosões apenas neste domingo, provocando uma coluna de fumaça de mais de um quilômetro de altura.

O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) informou que a atividade é de baixa intensidade. As exalações que ocorrem desde a manhã de sábado foram acompanhadas principalmente pela emissão de gás e vapor de água. Em algumas ocasiões, também havia a presença de cinza. Além disso, houve três explosões hoje.

"Esses eventos foram acompanhados de emissões com quantidades moderadas de cinzas, que foram dispersadas pelos ventos para o noroeste do vulcão", indicou o Cenapred.

O Cenapred pediu que a população não se aproxime do vulcão pelo perigo gerado pelas explosões e estabeleceu um raio de segurança de 12 quilômetros do Popocatépetl.

O nível de alerta se mantêm em amarelo fase 2, que prevê a sequência de atividade explosiva de baixa e média intensidade, assim como chuvas de cinza sobre as cidades próximas.

Popocatépelt, que significa "colina que fumega" na língua náhuatl, é o segundo vulcão mais alto do México, com 5.452 metros. EFE

msc/lvl

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos