Estudantes detidos serão levados à justiça militar na Venezuela, diz ONG

Caracas, 3 jul (EFE).- Um total de 27 estudantes universitários detidos no último domingo no estado venezuelano de Aragua (norte) serão apresentados a um tribunal militar, informou nesta segunda-feira a ONG de defesa dos direitos humanos Foro Penal (FPV).

O tribunal militar será constituído no Comando Geral da Polícia do estado Aragua, explicou o penalista e representante do Foro Penal nessa jurisdição, Dimas Rivas.

Os detidos são estudantes da Universidade Pedagógica Experimental Libertador (Upel) de Maracay, capital de Aragua, que segundo o deputado opositor José Ramón Arias "lutaram pela liberdade da Venezuela" durante os mais de 90 dias de protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

A Upel informou em um comunicado que "funcionários dos corpos de segurança do Estado de Aragua invadiram o nosso campus e agrediram e detiveram" um grupo de estudantes.

A Upel, que declarou sua "firme rejeição aos ataques", suspendeu as aulas após a operação policial deste domingo, uma medida que já teve que tomar há um mês e meio, quando cinco de seus estudantes foram baleados pela Guarda Nacional (GNB, polícia militarizada) e um deles morreu dias mais tarde.

Segundo dados da ONG, mais de mil detidos nos protestos contra o governo de Maduro seguem presos na Venezuela, enquanto a Procuradoria contabiliza 85 mortos na onda de protestos.

Além disso, e sem contar os 27 estudantes detidos, a ONG calcula em 415 o número de civis que foram "apresentados perante tribunais militares", 245 dos quais estão "privados da liberdade".

A Procuradoria-Geral citou como acusado o chefe do serviço secreto (Sebin), Gustavo González López, por supostas "invasões arbitrárias" e "privações ilegítimas de liberdade".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos