Tudo preparado em Astana para quinta rodada de negociações intersírias

Astana, 3 jul (EFE).- A quinta rodada de negociações entre as partes sírias em conflito acontecerá como está previsto, nos próximos dias 4 e 5, disse hoje o ministro de Exteriores cazaque, Kairat Abdrajmanov.

"Os participantes da reunião estão começando a chegar. Uma delegação do Governo sírio confirmou sua participação, e chegará hoje", afirmou Abdrajmanov aos jornalistas.

O ministro Também disse que confirmaram sua participação representantes da oposição síria, e observadores do processo, entre eles o secretário geral adjunto do Departamento de Estado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Stuart Jones.

"Esperamos uma delegação, e os representantes da ONU já chegaram, estando pendente que o faça o enviado especial do secretário geral da ONU, Staffan de Mistura", acrescentou Abdrajmanov.

O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, se comprometeu a continuar apoiando e auspiciando este processo de negociações em Astana.

A quinta ronda do processo de Astana estava programada inicialmente para os dias 12 e 13 de junho, mas foi adiada por decisão dos Estados fiadores (Rússia, Turquia e Irã), que queriam mais tempo.

A reunião será realizada em um contexto pouco propício devido à derrubada de uma caça sírio por parte dos Estados Unidos no dia 18 de junho e que representou a suspensão da cooperação entre Washington e Moscou na Síria.

No centro da reunião estarão as zonas de segurança ou de desescalada da tensão estipuladas na Síria.

Há alguns dias, um representante do Exército Livre Sírio (ELS) no processo de Astana, Fateh Hassun, advertiu em Moscou que estas zonas estipuladas entre os países fiadores do cessar-fogo fracassarão e se transformarão em "zonas de combate" se o Irã lá posicionar suas tropas.

"Se a Rússia quer que a proposta seja efetiva, deve expulsar os iranianos dessas zonas, porque há muitas possibilidades de que esses territórios se transformem em zonas de combate contra qualquer militar iraniano", disse Hassun.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos