Xi e Trump falam por telefone sobre Taiwan, Coreia do Norte e G20

Em Pequim

  • Alex Brandon/AP Photo

    Os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, em foto de arquivo

    Os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, em foto de arquivo

Os presidentes da China, Xi Jinping, e Estados Unidos, Donald Trump, conversaram nesta segunda-feira (3) por telefone sobre Taiwan, Coreia do Norte e a próxima cúpula de líderes do Grupo dos Vinte (G20), informou a televisão oficial chinesa.

Xi transmitiu a Trump sua confiança em que Washington mantenha o seu respeito ao princípio de uma só China, depois que na semana passada o Departamento de Estado dos Estados Unidos autorizou a venda de armas a Taiwan no valor de US$ 1,4 bilhão.

O presidente chinês pediu a Trump para manejar com cautela e de forma adequada as questões relacionadas com Taiwan, segundo a fonte.

Ambos falaram também sobre a Coreia do Norte e reafirmaram seu compromisso para se obter a desnuclearização da península coreana.

Xi e Trump também trocaram pontos de vista sobre a cúpula de líderes do G20 que acontecerá na próxima sexta-feira e no sábado em Hamburgo (Alemanha).

O presidente chinês destacou que Pequim e Washington deveriam fazer esforços conjuntos para fazer com que estas entrevistas do G20 gerem mais resultados na revitalização da economia global.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos