Palestina inaugura sua primeira usina de energia elétrica na Cisjordânia

Ramala (Cisjordânia), 10 jul (EFE).- As autoridades governamentais de Israel e Palestina inauguraram nesta segunda-feira a primeira usina de geração de eletricidade em Jenin, que permitirá aumentar a independência energética e reduzir os cortes de fornecimento que são comuns em várias localidades da Cisjordânia ocupada.

"Isto é parte de um projeto para construir quatro usinas no centro, no norte e no sul da Cisjordânia, nas cidades de Jenin, Hebron, Ramala e Nablus", disse o governador de Jenin, Ibrahim Ramadan, que reconheceu a importância deste empreendimento devido à demanda crescente de energia na Palestina, informou a agência de notícias "Wafa".

À inauguração em Jenin compareceram o primeiro-ministro palestino, Rami Hamdala; o ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz; o diretor-executivo da Corporação Elétrica Israelense (CEI), Yiftah Ron Taland, e o coordenador das atividades nos territórios (ocupados), Yoav Mordechai.

O primeiro-ministro palestino declarou durante a apresentação que "finalmente foi assinado um acordo com a parte israelense, após meses de negociações, para reservar os direitos palestinos e para alcançar um acordo para transferir a seção da eletricidade para o lado palestino".

Com esta operação, a Companhia Nacional Elétrica da Palestina poderá importar energia de alta tensão dos seus produtores e vendê-la segundo a média de seus distribuidores", algo que diminuirá a sobrecarga e as interrupções de fornecimento, segundo a "Wafa".

Mordechai assegurou que isto demonstra a existência de um "diálogo bilateral direto com os palestinos", que leva a "importantes conquistas e acordos".

A eletricidade, cuja distribuição completa dependia até agora da CEI em todas as zonas ocupadas, obrigava a ANP na Cisjordânia a comprar energia de Israel para distribui-la aos lares e estabelecimentos da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos