Topo

Oposição indiana elege neto de Gandhi como candidato a vice-presidente

11/07/2017 08h01

Nova Délhi, 11 jul (EFE).- A oposição indiana anunciou nesta terça-feira sua decisão de apresentar como candidato a vice-presidente do país Gopalkrishna Gandhi, neto de Mahatma Gandhi, cargo que, junto ao do presidente, será renovado nos próximos dias.

A líder do Partido do Congresso, Sonia Gandhi, anunciou a decisão de 18 formações políticas da oposição de apresentar o ex-governador de Bengala Ocidental como aspirante a acompanhar sua candidata a presidente, Meira Kumar.

O nome de Gopalkrishna Gandhi tinha soado entre as figuras pensadas pela oposição para apresentar como candidato a suceder o presidente, Pranab Mukherjee, na eleição que acontecerá a próxima segunda-feira no Parlamento indiano.

No entanto, ao final Kumar, uma líder "dalit" ou intocável, o degrau mais baixo da lista do sistema de castas na Índia, foi eleita para enfrentar o candidato da aliança de Governo do BJP, Ram Nath Kovind, também intocável.

Sonia Gandhi indicou aos jornalistas após a reunião dos partidos opositores que o neto do líder do movimento independentista indiano foi aceito de maneira unânime.

Mukherjee encerra seu mandato em 25 de julho e seu sucessor será escolhido em uma sessão no Parlamento no dia 17 através de um processo de votação no qual participam os membros das duas câmaras legislativas, bem como representantes das assembleias regionais.

O vice-presidente atual, Mohammad Hamid Ansari, também encerra suas funções no dia 10 de agosto e seu sucessor será escolhido pelo mesmo procedimento em data ainda por determinar.

O BJP ainda não anunciou seu candidato.

Tanto o cargo de presidente como o de vice-presidente têm um conteúdo mais protocolar e simbólico de acordo com a Constituição indiana, já que é o primeiro-ministro que desempenha as funções de chefe do Executivo.