Talibãs matam 7 pessoas e sequestram 6 em estrada do Afeganistão

Cabul, 12 jul (EFE). - Um grupo talibã matou sete pessoas e sequestrou outras seis, depois de tirá-las dos veículos em que estavam em uma estrada do oeste do Afeganistão, informaram fontes oficiais à Agência Efe.

O incidente aconteceu ontem em uma estrada perto de Farah, capital da província de mesmo nome, quando os talibãs interceptaram vários veículos e levaram com eles "mais de dez" passageiros, de acordo com o porta-voz do governador da província, Nasser Mehri.

"Conforme informações preliminares, eles mataram sete passageiros sequestrados", explicou o porta-voz, que revelou que cinco vítimas eram antigos membros das forças de segurança afegãs.

Mehri acrescentou que os insurgentes planejavam sequestrar mais passageiros, mas a chegada das tropas afegãs evitou um cenário pior. Houve troca de tiros e dez talibãs morreram.

Uma fonte da Polícia, que preferiu não se identificar, revelou que pelo menos seis passageiros ainda são mantidos reféns. As forças de segurança lançaram uma operação de resgate nas áreas próximas ao local do crime.

No ano passado, os talibãs sequestraram centenas de pessoas nas inseguras estradas do país em ações de busca de membros das forças de segurança que viajam em ônibus ou veículos particulares.

O Afeganistão vive um dos momentos mais sangrentos para a população civil desde a invasão americana, em 2001. Depois do fim da missão de combate da OTAN, em janeiro de 2015, os talibãs ganharam espaço em diversas partes do Afeganistão e atualmente controlam, influenciam ou disputam com o governo 43% do território, segundo dados do governo americano. EFE

bks-mt/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos