Encarceramento de Humala é "tragédia merecida", diz irmão preso

Lima, 14 jul (EFE).- Antauro Humala, o irmão preso do ex-presidente peruano Ollanta Humala, declarou nesta sexta-feira que a prisão preventiva do irmão e da cunhada, Nadine Heredia, é uma "tragédia merecida" para essa "desprezível dupla", a qual acusa de ter traído seus princípios ideológicos.

Em carta publicada pela imprensa local, Antauro Humala considerou que, com a prissão de seus parentes, "se fecha o ciclo de grande traição do projeto (etno) nacional no Peru", doutrina política de base esquerdista, nacionalista e indigenista desenvolvida por Isaac Humala, pai dos Humala.

"Mudou totalmente para o seu oposto ideológico, implicado na preservação da ordem 'constitucional' do 'Fujigolpe' de 5 de abril de 1992, infestado de macrocorrupção", escreveu Antauro, em referência ao autogolpe de Estado cometido pelo ex-presidente Alberto Fujimori, também preso.

Antauro Humala, atual líder do etnonacionalismo no Peru, cumpre desde 2009 uma condenação de 19 anos de prisão por rebelião e homicídio por liderar em 2005 uma revolta contra o então presidente Alejandro Toledo na qual morreram quatro policiais.

Em 2000, liderou junto a Ollanta Humala a rebelião de Locumba contra o regime de Alberto Fujimori e a sua segunda reeleição consecutiva.

Ollanta Humala e Nadine Herédia foram presos nesta sexta-feira em prisões distintas para cumprir com a ordem de 18 meses de prisão preventiva ditada na quinta-feira pelo juiz Richard Concepción Carhuancho.

A ordem de prisão preventiva contra Humala e Herédia foi solicitada pelo promotor Germán Juárez, que os investiga pelos supostos crimes de lavagem de dinheiro e associação ilícita para delinquir pelas doações recebidas pelo Partido Nacionalista Peruano (PNP) para as eleições presidenciais de 2006 e 2011.

Entre as investigações está a suspeita de que receberam dinheiro do falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez para a campanha de 2006 e US$ 3 milhões da construtora Odebrecht para as eleições presidenciais de 2011, que tiveram Humala como ganhador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos