Fao faz alerta para leste da África pela falta de chuvas e aumento da fome

Roma, 14 jul (EFE).- O leste da África está em alerta pela temporada escassa de chuvas, uma situação que se repete pelo terceiro ano consecutivo e que motivou o aumento da insegurança alimentar na região, indicou nesta sexta-feira a Organização da Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A FAO apontou em um comunicado que subiu para 16 milhões o número de pessoas que necessitam de ajuda humanitária na Somália, Etiópia, Quênia, Tanzânia e Uganda, 30% a mais que no final de 2016.

A agência emitiu um alerta no qual adverte que a terceira temporada consecutiva de escassez de chuvas deixou sem recursos as famílias para fazer frente à situação, pelo qual necessitam um apoio "urgente e efetivo".

Distintas zonas dos cinco países mencionados receberam menos da metade de suas precipitações normais e sofreram as perdas de colheitas, de pasto e de milhares de animais.

Na Somália, quase metade do total da população sofre com a fome e até agora foi a ajuda humanitária evitou uma situação pior, segundo a FAO, que estimou que as condições em toda a região piorarão nos próximos meses com o início da estação seca.

Nesses países, Quênia e Somália, a alimentação dos pastores - com um importante peso na economia rural - está ameaçada perante as altas taxas de mortalidade de seu gado e a pouca produção de leite.

Os preços dos animais que sobrevivem caíram pelas suas más condições físicas, enquanto os dos cereais subiram com força.

Além disso, a praga da lagarta-do-cartucho "do milho" tem se estendido para o leste da África após ter causado grandes danos à agricultura do sul do continente, assegurou a FAO.

A organização calcula que neste ano a fome aumentará no mundo todo, especialmente pelo impacto da seca e dos conflitos, o que colocou cerca de 30 milhões de pessoas à borda da fome no Sudão do Sul, Somália, Nigéria e Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos