Lula e Venezuela serão temas dominantes do Foro de São Paulo na Nicarágua

Manágua, 14 jul (EFE).- A solidariedade com a Venezuela e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão os temas dominantes do XXIII Encontro do Foro de São Paulo, que será realizado de 15 a 19 de julho na Nicarágua, afirmou nesta sexta-feira uma fonte do partido governista nicaraguense Frente Sandinista de Libertação Nacional.

"Alguns temas vão dominar o foro: a solidariedade com a Venezuela e com Lula", disse a jornalistas o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Assembleia Nacional, Jacinto Suárez.

A Venezuela vive momentos críticos após mais de 100 dias de manifestações que deixaram pelo menos 94 mortos e a convocação do governo de Nicolás Madura para uma Assembleia Nacional Constituinte.

O ex-presidente Lula enfrenta uma condenação de 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, ditada nesta semana em primeira instância pelo juiz federal Sergio Moro.

O Encontro do Foro de São Paulo na Nicarágua espera reunir representantes de 118 partidos políticos de esquerda de 26 países da América Latina.

O governo de Cuba informou que enviará ao encontro uma delegação liderada pelo chefe de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista da ilha, José Ramón Balaguer.

Está prevista para a reunião a aprovação de um documento chamado "Consenso da nossa América", com o qual partidos e movimentos da esquerda da América Latina e do Caribe recolhem projeções para um programa politico em função da união, segundo jornais cubanos.

Suárez afirmou que o foro será dedicado ao ex-governante cubano Fidel Castro, morto no final de 2016, e ao argentino Ernesto "Che" Guevara, pelo 50º aniversário de sua morte, e ao centenário da Revolução Russa.

O Foro de São Paulo inclui partidos políticos de esquerda de Argentina, Aruba, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos