Peru vive dia "histórico e muito triste" após prisão de Humala, diz Kuczynski

Lima, 14 jul (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, considerou que seu país vive nesta sexta-feira "um dia histórico e muito triste" após a prisão preventiva na noite de quinta-feira de seu antecessor no cargo, Ollanta Humala (2011-2016), e sua esposa, Nadine Heredia, desde onde enfrentarão um julgamento por corrupção.

"O dia é histórico certamente. Afinal é muito triste o que está ocorrendo e espero que o processo do senhor Humala e de sua esposa transcorra rápido e de forma transparente (...) Não opinarei sobre o processo, só peço que seja rápido, porque a prisão preventiva é um tema bastante discutido", afirmou o governante nas suas primeiras declarações públicas após ser divulgada a detenção do ex-presidente.

Kuczynski afirmou que a decisão do juiz Richard Concepción Carhuancho de submeter a 18 meses de prisão preventiva o ex-governante e sua mulher constitui "um dia trágico para a família" e expressou seu desejo de que tenham "um processo rápido", já que "todo o mundo têm direito a uma justiça eficiente e rápida".

O governante também considerou "uma situação trágica e lamentável" a imagem pública do Peru, com três ex-presidentes com graves problemas com a Justiça, e defendeu a luta contra a corrupção do seu Governo.

"Pelo menos nesse assunto a imagem do Peru é boa, é um país que tomou medidas drásticas com um grande custo econômico e que está surgindo", acrescentou.

Humala e Heredia foram presos na noite de quinta-feira no Palácio de Justiça em cumprimento de uma ordem de detenção preventiva por 18 meses ditada pelo juiz, acusados dos delitos de lavagem de dinheiro pelo recebimento de caixa dois..

O pedido de prisão preventiva de Humala foi feito a partir da delação de Marcelo Odebrecht, que afirmou ter destinado US$ 3 milhões para campanhas eleitorais do então candidato. EFE

amr/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos