Turquia proíbe visita de deputados alemães a base da Otan, diz revista

Berlim, 14 jul (EFE).- A Turquia proibiu uma visita de deputados alemães à base da Otan de Konya, informou nesta sexta-feira a revista "Der Spiegel", um mês após Berlim decidir retirar seus soldados da base aérea turca de Incirlik por conta do veto de Ancara a uma viagem similar.

De acordo com a revista, a visita de um grupo de deputados da Comissão de Defesa do Bundestag (parlamento alemão) estava prevista para a próxima segunda-feira e o Ministério das Relações Exteriores comunicou os parlamentares por telefone que o governo da Turquia vetou a viagem.

No final de junho deste ano, a Alemanha decidiu levar a uma base na Jordânia seus 280 soldados destacados em Incirlik, bem como os aviões de caça Tornado e de abastecimento em voo lá desdobrados.

Apesar deste e de outros conflitos bilaterais, Berlim insistiu na necessidade de manter o diálogo com o seu aliado da Otan.

As tensões em torno de Incirlik começaram no ano passado, quando Ancara proibiu uma visita de deputados alemães após os parlamentares condenarem o genocídio armênio durante o Império Otomano, o que gerou protestos da Turquia.

O veto se repetiu este ano, entre duras críticas de Ancara a Berlim por dar asilo a pessoas supostamente vinculadas à rede do clérigo islamita Fethullah Gülen, a quem a Turquia acusa de planejar o fracassado golpe de Estado de julho do ano passado.

As diferenças entre os países também ficou evidente durante a última campanha do referendo para a reforma constitucional impulsionada pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, quando a Alemanha impediu vários comícios de ministros turcos em seu território.

Erdogan também não conseguiu realizar um ato público para seus compatriotas em Hamburgo (norte da Alemanha), coincidindo com a realização da cúpula do G20, em 7 e 8 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos