Victoria da Suécia comemora 40 anos com grande popularidade

Berlim, 14 jul (EFE). - A princesa Victoria da Suécia celebra nesta sexta-feira seus 40 anos com uma recepção no Palácio Real e um passeio em carruagem descoberta pelas ruas de Estocolmo, em um momento de grande popularidade, que a imprensa vê como garantia para o futuro da monarquia.

A família real inteira - do rei Carl Gustaf XVI e a rainha Silvia (filha da brasileira Alice Sommerlath), aos filhos de Victoria, Estelle e Oscar -, fotografou nos jardins e nos salões do palácio, perante os olhares atentos de vários suecos que, do portão, acompanhavam as comemorações. Victoria Ingrid Alice Désirée, a primeira filha do rei Carl, carregava o príncipe de um ano e meio nos braços, enquanto Estelle, de cinco, participava ativamente da recepção e inclusive apertou a mão do primeiro-ministro, Stefan Löfven, sob o olhar atento do pai, Daniel Westling.

Com os dois filhos, Victoria e o marido fizeram o passeio pela cidade em uma carruagem descoberta, entre saudações, mensagens de parabéns e "vivas" dos milhares que se concentravam pelas ruas de Estocolmo.

O dia começou com uma cerimônia religiosa na capela real. À noite, acontecerá uma festa no Castelo de Borgholm e no domingo será realizada outra celebração no Palácio de Solliden, a residência de verão dos monarcas.

Victoria tem grande popularidade entre os suecos, que a veem como uma excelente representante das monarquias modernas europeias e, ao mesmo tempo, uma figura próxima, que superou a anorexia e que abordava abertamente essa questão em público.

"Representa a perpetuidade da monarquia", descreveu a "Sverige Radio" nesta sexta-feira.

Desde o ano passado, Victoria faz parte do grupo de 16 embaixadores da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desde 2010, dirige uma fundação que que apoia crianças especiais ou com doenças crônicas no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos