Ex-presidentes latinos são recebidos no Parlamento venezuelano

Caracas, 15 jul (EFE). - Os ex-presidentes Vicente Fox (México), Andrés Pastrana (Colômbia), Jorge Quiroga (Bolívia), Laura Chinchilla e Miguel Ángel Rodríguez (Costa Rica) foram recebidos no Parlamento venezuelano pouco depois da chegada ao país para a consulta opositora deste domingo sobre a Assembleia Constituinte.

"Agora, a Junta Diretora da AN (Assembleia Nacional, Parlamento) se reúne com ex-presidentes Fox, Pastrana, Quiroga, Rodríguez e Chinchilla", anunciou no Twitter o próprio Parlamento, de maioria opositora.

O presidente do Parlamento, Julio Borges, por sua vez, informou sobre una reunião com um grupo de "observadores internacionais" que darão suporte à consulta, entre eles o ex-presidente do Tribunal Eleitoral da Bolívia Salvador Romero.

No Aeroporto de Maiquetía, onde aterrissaram, os cinco ex-governantes lançaram uma contundente mensagem a favor da consulta opositora, que pede aos cidadãos que rejeitem o processo promovido pelo presidente Nicolás Maduro.

A presença deles representa um respaldo à consulta e foi comemorado pelos dirigentes da oposição, que buscam dar a maior institucionalidade possível à votação. O governo justificou a convocação da Constituinte na necessidade de escorar o "Estado comunal" e "fortalecer a Revolução bolivariana". EFE

mgb/cdr

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos