Jihadistas continuam a fazer frente as forças iraquianas em Mossul

Erbil (Iraque), 15 jul (EFE). - Os jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) continuam em vários pontos da parte antiga de Mossul, quase uma semana depois do anúncio da libertação total da cidade e coincidindo com um desfile militar em Bagdá para comemorar o feito.

O oficial Haidar al Zamli, do Exército iraquiano, garantiu à Agência Efe que os soldados tentam sufocar vários focos de resistência em Al-Shahwan e Al-Maidan, no centro histórico. Ele disse que as forças de segurança mataram hoje sete combatentes do EI e detiveram outros nove, entre eles dois estrangeiros, mas as nacionalidades não foram reveladas. Dos sete, dois eram suicidas que tentaram explodir bombas perto dos militares.

Zamli explicou que os extremistas se esconderam nos porões de casas e em túneis que escavaram durante o período em que ficaram em Mossul, a segunda maior cidade do país. Segundo ele, muitos estão tentando fugir através do Rio Tigre, que atravessa a cidade de norte a sul.

Vários moradores da zona leste de Mossul disseram à Efe que continuam escutando disparos e explosões vindas da parte antiga.

O comandante do Regimento 41 da Multidão Popular, Mohamed al Wakaa, afirmou à Efe que seus homens mataram hoje seis combatentes do EI enquanto tentavam fugir pelo Rio Tigre perto da localidade conhecida como Quarta Ponte e que ele enviou mais soldados para evitar que os jihadistas consigam escapar.

Enquanto isso, em Bagdá aconteceu hoje o desfile da "Vitória e da Liberdade", com a participação de todas as seções militares e de segurança do Ministério de Defesa e de Interior, além das Milícias Multidão Popular. O desfile foi presidido pelo primeiro-iraquiano, Haider al-Abadi, na Praça das Grandes Festividades, no centro de Bagdad, em meio a fortes medidas de segurança.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos