Ana Pastor visita Expo Astana no Dia da Espanha

Astana, 17 jul (EFE). - A presidente da Câmara dos Deputados da Espanha, Ana Pastor, comemorou nesta segunda a posição de liderança da Espanha no campo da energia renovável durante a visita à Expo Astana 2017 no Dia da Espanha.

"A Espanha é um país pioneiro em energias renováveis e estamos fazendo projetos tanto de energia solar quanto de energia eólica por todo o mundo. O nosso pavilhão na Expo é uma exposição muito singular das coisas que fizemos", disse.

A presidente da Câmara destacou também a pesquisa em matéria de energia feita na Espanha.

"A Plataforma Solar de Almería é um centro de excelência de nível mundial no campo da pesquisa de energia solar térmica e o CENER - Cento de Energias Renováveis - é o primeiro laboratório do mundo a testar a força e a qualidade dos aerogeradores", explicou.

Para celebrar o Dia da Espanha na Expo de Astana, está previsto que a Companhia Flamenca e a companhia teatral Carros de Foc se apresentem no pavilhão espanhol. Durante toda a semana, o local receberá diversas atividades culturais e gastronômicas.

"Queremos que o pavilhão espanhol se transforme em protagonista esta semana e que seja uma experiência global de conhecimento da Espanha para as pessoas que visitem a Expo", disse o comissário do pavilhão espanhol na Expo, Fernando Benzo.

Hoje, ambos os países assinarão diversos acordos, como um pacto de proteção de informação sensível.

"Não vamos apenas estar aqui na Expo, será uma visita de um grande significado político, evidenciando a boa e estreita relação e a amizade que existe entre a Espanha e o Cazaquistão", disse Benzo.

A indústria área cazaque LLP e a Airbus Defesa e Espaço assinarão um acordo de cooperação que fortaleça o apoio entre ambas, e o Ministério de Saúde cazaque e a empresa espanhola Eurofinsa aprovarão um memorando para a construção e gestão de um hospital em Almaty, a cidade maior do Cazaquistão.

Durante a visita ao país, Pastor entregou o Colar da Ordem de Isabel, a Católica, ao presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em nome do rei Felipe VI, que a concedeu em 23 de junho.

"Quero agradecer ao presidente Nursultan Nazarbayev pelos esforços para fortalecer as relações bilaterais baseadas na confiança e na cooperação mutuamente benéfica", disse.

De acordo com o Real Decreto assinado por Felipe VI, a condecoração foi dada como mostra de apreço "pelo governante cazaque, a proposta do ministro de Assuntos Exteriores e de Cooperação".

Durante o passeio pela exposição internacional, Pastor esteve acompanhada pela vice-presidente do Congresso cazaque, Gulmira Isinbayeva; o presidente da Ação Cultural Espanhola, secretário de Estado de Cultura e comissário do pavilhão espanhol na Expo, Fernando Benzo; o embaixador espanhol no Cazaquistão, Pedro Sanz; e a diretora-geral de Ação Cultural Espanhola, Elvira Marco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos