Chefe de Parlamento venezuelano diz que agora começa fase de pressão

Caracas, 17 jul (EFE).- O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN, Parlamento), o opositor Julio Borges, afirmou nesta segunda-feira que após o resultado obtido na consulta popular de ontem, será dado início a uma nova fase de "pressão" contra a Assembleia Nacional Constituinte e o Governo de Nicolás Maduro.

"Nesta fase vem a pressão, a escalada, a materialização das razões pela qual as pessoas pediram esse sim ontem; o mundo e Miraflores devem escutar o grito de todo um país", disse o parlamentar em uma entrevista à emissora "Éxito".

Os opositores atingiram ontem uma participação de 7.186.170 venezuelanos em uma consulta que foi feita pelos partidos políticos e os cidadãos, sem o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral.

Os eleitores responderam a três perguntas: se rejeitavam a assembleia constitucional convocada por Maduro, se desejavam que as forças armadas defendessem a constituição existente e se queriam a realização de eleições antes do término do mandato de Maduro.

Pelo menos 98% dos participantes votaram sim nas três perguntas, o que é tido pelos opositores como uma clara vitória.

"É verdadeiramente reconfortante o que aconteceu ontem. É a reiteração de que o nosso povo não vai ser submetido a nada se não quiser", disse o chefe da Câmara venezuelana, promotora dessa consulta.

Agora a oposição deve "materializar esse mandato dado pelas pessoas para que não haja a Constituinte que uma minoria quer impor, uma renovação dos poderes públicos e a realização de eleições", reiterou.

A eleição da Assembleia Nacional Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro para redigir uma nova Carta Magna e depurar o Estado será realizada em 30 de julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos