Papa Francisco faz ligação para catador de lixo argentino

Buenos Aires, 17 jul (EFE).- O papa Francisco ligou por telefone para um catador de lixo da Argentina que perdeu as duas pernas em um acidente de trânsito enquanto trabalhava e que agora impulsiona uma proposta para que seja declarado um dia para homenagear seus colegas de trabalho.

A ligação foi feita nesta segunda-feira, minutos antes de Maximiliano Roberto Acuña, o interlocutor, ser homenageado em cerimônia na Assembleia Legislativa de Buenos Aires, segundo informou La Alameda, uma ONG liderada pelo legislador Gustavo Vera, amigo pessoal do papa.

"Vínhamos no carro para a cerimônia na Assembleia Legislativa e toca o celular, de um número privado. Pensei que era um colega de trabalho e primeiro perguntei quem falava. 'O papa Francisco'", relatou Acuña.

O pontífice decidiu fazer a ligação após ter recebido de Vera nesta manhã um e-mail no qual o amigo contava a história de Acuña.

"'Sim, sou o papa Francisco, um amigo (Gustavo Vera) me enviou uma mensagem e me emocionou a força que você tem'", contou Acuña, que impulsiona uma proposta para que 22 de março seja reconhecido como o Dia do Catador de Lixo.

Acuña, de 33 anos, vive na periferia de Buenos Aires, tem cinco filhos e sofreu a amputação das duas pernas no dia 22 de março deste ano, após um carro bater no caminhão de lixo quando ele realizava o trabalho de coleta.

Segundo o relato de Acuña, o papa o prometeu que quando, na próxima vez que for à Argentina, eles se conhecerão pessoalmente e conversarão.

"Sempre para a frente, você é um exemplo", disse o papa Francisco a Acuña, que foi homenageado na Assembleia Legislativa de Buenos Aires em uma cerimônia que contou com a presença de 400 catadores.

Na mensagem enviada ao papa, Vera contou que Maximiliano não pediu esmola nem chorou, e que trabalha "para continuar mantendo a família", com "bom humor e sendo um exemplo de dignidade e amor à vida".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos