Duques de Cambridge visitam antigo campo de concentração nazista na Polônia

Varsóvia, 18 jul (EFE).- Os duques de Cambridge, William e Kate, que ontem iniciaram uma visita oficial de dois dias à Polônia, se deslocaram nesta terça-feira para a cidade portuária de Gdansk, onde visitaram o antigo campo de concentração nazista de Stutthof e se reunirão durante a tarde com o ex-presidente polonês Lech Walesa.

O casal real britânico viajou para Gdansk sem seus dois filhos, o príncipe George, de quatro anos, e a princesa Charlotte, de dois, que permaneceram em Varsóvia à espera do retorno de seus pais esta noite.

Os duques de Cambridge fizeram uma visita ao antigo campo de concentração, que atualmente funciona como um museu, acompanhados do seu diretor, Piotr Tarnowski.

Em Stutthof, o primeiro campo de concentração que os alemães construíram fora das suas fronteiras, em setembro de 1939, o neto da rainha Elizabeth II da Inglaterra e sua esposa manterão um encontro com 35 ex-prisioneiros.

Por Stutthof passaram 110 mil presos de 28 países e estima-se que até 65 mil pessoas morreram no interior do campo de concentração.

Posteriormente, William e Kate realizarão uma visita à cidade de Gdansk, com uma parada na praça do mercado desta localidade portuária para conhecer em primeira mão alguns dos produtos locais, entre os quais se destacam as joias feitas de âmbar.

Em Gdansk, o casal real britânico também visitará os estaleiros, palco da oposição do sindicato Solidariedade ao regime comunista, e conversarão com o ex-presidente polonês e ganhador do Nobel da Paz, Lech Walesa.

Posteriormente, William e Kate irão ao Teatro Shakespeare, onde se reunirão com artistas locais.

Na quarta-feira, os duques de Cambridge começarão sua visita à Alemanha, com escalas em Berlim, Heidelberg e Hamburgo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos