Presidente turco irá a Arábia Saudita, Kuwait e Catar para intermediar crise

Istambul, 18 jul (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, viajará no próximo domingo e na segunda-feira a Arábia Saudita, Kuwait e Catar para intermediar a crise entre os países do Golfo Pérsico, confirmaram nesta terça-feira fontes de presidência turca à Agência Efe.

Erdogan já havia anunciado esta viagem, mas ainda sem uma data, ao retornar da Cúpula do G20 em Hamburgo (Alemanha) na semana passada, e assinalou que pretendia realizar esforços para solucionar a crise depois que o quarteto árabe (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein) rompeu relações e impôs um bloqueio sobre o Catar.

"A solução será o diálogo. Após 15 de julho pode ser que haja uma viagem especial minha", disse o presidente turco na semana passada.

Agora, a presidência turca confirmou que esta viagem acontecerá no domingo e na próxima segunda-feira.

Apesar de a Turquia manter boas relações com a Arábia Saudita, Ancara se alinhou nesta crise claramente com o Catar, enviando não somente numerosos aviões e barcos com comida e outros produtos para aliviar o embargo saudita, mas também um contingente militar, em um claro gesto de apoio diplomático.

Desde o ano passado, a Turquia mantém um pequeno grupo de instrutores militares no emirado para treinar as forças cataris, mas, no fim de junho, enviou um novo contingente e o número de efetivos deve chegar a mil soldados.

Erdogan criticou no mês passado as exigências feitas por Arábia Saudita e seus aliados para restaurar as relações com o Catar, entre as quais estava o fechamento da base turca no emirado, ao considerar que elas ferem o direito internacional.

O presidente turco qualificou de "falta de respeito com a Turquia" a exigência do reino saudita e de seus aliados sobre o fechamento da base turca no Catar.

Em meados de junho, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, viajou para Catar, Arábia Saudita e Kuwait para tentar resolver a crise, mas reconheceu que não obteve progresso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos