Putin promete fortalecer indústria aeroespacial da Rússia

Moscou, 18 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu nesta terça-feira que o Estado manterá as ajudas para fortalecer a indústria aeroespacial do país, ao inaugurar o 13º Salão Internacional de Aviação e do Espaço (MAKS, na sigla em russo).

"Mantemos posições fortes na construção aeronáutica e aeroespacial. Seguiremos potencializando estas esferas. Nos últimos anos, o complexo aeroespacial recebeu um importante apoio do Estado e estão sendo executados projetos para criar novos aparatos competitivos para a aviação civil", disse Putin.

O presidente russo lembrou, neste sentido, o desenvolvimento do helicóptero de uso duplo Ka-62 e do avião de passageiros de médio alcance Ms-21, ambos em fase de testes.

"A aviação e a conquista do espaço são parte da cultura comum dos russos, motivo para o orgulho nacional", salientou o chefe do Kremlin.

Putin espera que a presença de 30 países na feira aeroespacial que acontece na cidade de Zhukovski, nos arredores de Moscou, "contribua para a cooperação industrial e a promoção dos produtos russos nos mercados exteriores".

Mais de 700 empresas de mais de 30 Estados - com a presença predominante do país anfitrião, representado por mais de 500 companhias - participarão do MAKS 2017, um evento que é realizado a cada dois anos e que serve para a Rússia apresentar ao mundo suas principais inovações no setor aeroespacial.

Uma das principais atrações desta edição será a exibição do caça russo de última geração MiG-35, cujo protótipo voará pela primeira vez nestes dias em Zhukovski.

O novo aparelho da legendária casa MiG, que herdou a composição aerodinâmica do MiG-29 - um dos caças mais populares de quarta geração -, conta com tecnologia que o torna indetectável para os radares e pode levar até sete toneladas de diversos tipos de projéteis.

O seu radar de bordo é capaz de detectar e seguir até 30 alvos a uma distância máxima de 160 quilômetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos