Topo

Shigeaki Hinohara, médico mais longevo em atividade, morre aos 105 anos

18/07/2017 04h22

Tóquio, 18 jul (EFE).- O japonês Shigeaki Hinohara, que já foi considerado o médico em atividade mais longevo do mundo, morreu nesta terça-feira, aos 105 anos em um hospital de Tóquio (Japão), confirmou à Agência Efe um porta-voz do centro médico.

Hinohara, especialista em alimentação e longevidade e que exerceu "de maneira muito ativa" até após os 100 anos de idade, faleceu de insuficiência respiratória crônica às 6h33 (hora local), disse o porta-voz do Hospital St. Luke Internacional.

Ele nasceu no dia 4 de outubro de 1911, na província de Yamaguchi (oeste do Japão) e em 1937 se graduou em Medicina na Universidade Imperial de Kioto.

No ano de 1941, Shigeaki Hinohara começou a trabalhar no St. Luke Internacional, onde desenvolveu sua carreira profissional de 76 anos, onde foi pioneiro no exame médicos completos e advogou pela medicina preventiva.

Já na década de 1950, ele também estudou na Universidade Emory, em Atlanta (Estados Unidos).

Hinohara foi um dos médicos pessoais da imperatriz Michiko e escreveu mais de 150 livros, entre eles "Ikikata jozu" ("Saber viver"), uma guia para uma vida longa e saudável, que vendeu mais de 1,2 milhões de cópias.

Ele também foi o criador do chamado "Novo movimento de idosos", que promove hábitos saudáveis na terceira idade e os encoraja a não ter medo dos desafios e planejar metas para os dez anos seguintes, uma filosofia que pregava em suas palestras por todo mundo.

Em 2005, o governo japonês o condecorou com a Ordem da Cultura, conferida pelo imperador do país asiático.

O funeral de Shigeaki Hinohara acontecerá no próximo dia 29, em Tóquio, informou o Hospital St. Luke Internacional, onde trabalhou de maneira ativa até cinco anos atrás.