Trump culpa democratas e "alguns republicanos" por fracasso de plano de saúde

Washington, 18 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou nesta terça-feira os democratas e "alguns republicanos" pelo fracasso no Senado do seu plano de saúde para desmantelar e substituir a reforma sanitária de Barack Obama, ao mesmo tempo em que deixou claro que continuará tentando cumprir essa promessa de campanha.

"Fomos abandonados por todos os democratas e alguns republicanos. A maioria dos republicanos foram leais, fantásticos e trabalharam muito duro. Nós voltaremos!", declarou Trump em sua conta no Twitter.

Trump acrescentou que, "como sempre" disse, o melhor é deixar que Obamacare, como é conhecida a reforma promulgada em 2010 pelo ex-presidente Obama, "fracasse" e depois "unir-se e fazer um grande plano de saúde".

A nova proposta de lei sanitária impulsionada pelo governo de Trump ficou ontem sem possibilidades aparentes de progredir no Senado depois que outros dois legisladores republicanos anunciaram sua oposição ao texto.

Os senadores que anunciaram nesta segunda-feira sua oposição à proposta são Mike Lee e Jerry Moran, que se uniram a Susan Collins e Rand Paul como os quatro republicanos que deram as costas ao último plano da liderança conservadora na câmara alta para derrubar o Obamacare.

Com a oposição de quatro dos 52 republicanos do Senado e todos os democratas unidos contra a revogação do Obamacare, os votos favoráveis à nova proposta ficariam abaixo do mínimo de 50 necessários para aprová-la.

Esta nova proposta que fracassou era a segunda apresentada pela liderança republicana do Senado, que se viu obrigada a retirar o seu primeiro plano em junho perante a oposição dos seus legisladores mais conservadores e dos mais moderados.

A Câmara de Representantes já aprovou um plano para liquidar o Obamacare que também não convence os senadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos