Filho de Trump e ex-chefe de campanha serão ouvidos pelo Senado dos EUA

Em Washington

  • JIM WATSON/AFP

    Donald Trump Jr. durante a Convenção Nacional Republicana

    Donald Trump Jr. durante a Convenção Nacional Republicana

O filho mais velho do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Jr., e o ex-chefe de campanha do republicano, Paul Manafort, serão ouvidos na próxima quarta-feira pelo comitê do Senado que investiga a suposta interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

Os dois aparecem citados como testemunhas em uma convocação do Comitê de Justiça do Senado.

O interesse dos senadores em ouvir Trump Jr. ocorreu depois da notícia de que o filho do presidente se reuniu em junho de 2016 com uma advogada russa com a promessa de receber informações comprometedoras sobre Hillary Clinton obtidas pelo Kremlin.

Também participaram da reunião, revelada pelo "New York Times" há duas semanas, Manafort e o genro do presidente, Jared Kushner.

O encontro é a prova pública mais tangível sobre uma possível coordenação entre o Kremlin e a campanha de Trump para interferir nas eleições presidenciais do ano passado.

Além dos depoimentos de Trump Jr. e Manafort, uma advogada de Kushner disse à "CNN" que seu cliente testemunhará na próxima segunda-feira. A audiência será a portas fechadas.

Kushner, marido de Ivanka Trump e assessor de Trump na Casa Branca, se reuniu com o embaixador russo em Washington, Sergei Kislyak, durante a campanha eleitoral e no período de transição antes de Trump assumir o cargo.

Além disso, a pedido de Kislyak, Kushner se reuniu em dezembro com o banqueiro russo Sergei Gorkov, executivo-chefe do banco nacional russo Vnesheconombank e graduado na academia do serviço secreto russo.

Kushner tinha mostrado disposição de comparecer no Senado desde que o "New York Times" revelou esses encontros em março.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos