Idosa de 102 anos morre por falta de eletricidade após nevasca no Chile

Santiago do Chile, 19 jul (EFE).- Uma idosa de 102 anos que dependia de aparelhos para sobreviver morreu por causa dos cortes no fornecimento de eletricidade que afetaram Santiago após a densa nevasca que caiu no último sábado sobre a capital chilena e outras regiões do país.

Marta Gamboa faleceu na terça-feira em sua casa no município de San Miguel, mais de 30 horas após a queda de energia na região, tempo em que a idosa não pôde contar com o oxigênio que precisava, disseram nesta quarta-feira seus familiares à imprensa local.

Na hora do corte, no sábado, os familiares chamaram a distribuidora Enel, que abastece a maior parte da cidade, de cerca de sete milhões de habitantes, mas somente na terça-feira, quando a idosa já tinha falecido, a empresa ofereceu um gerador, disse à rádio "Bío-Bío" sua filha, Carmen Cerda.

"Lamentavelmente, segundo eles, estavam com muito trabalho e não nos deram solução, foi um corte na rua, não interno na casa", disse Carmen, que apontou que pela idade e estado de saúde, era muito difícil levar sua mãe a algum hospital.

Mais de mil famílias continuam sem eletricidade em Santiago, enquanto habitantes dos municípios de San Joaquín, Vitacura, Ñuñoa, La Fldrida, La Reina Rainha, Providencia e Las Condes se uniram para processar a Enel, a empresa italiana que fornece energia.

No último sábado, a capital chilena viveu sua maior nevasca em décadas, o que gerou incidentes pela queda de centenas de árvores e galhos sobre a rede elétrica e as ruas, o que inicialmente deixou mais de 300 mil casas sem luz.

A Enel informou que continua trabalhando para normalizar o serviço e só indenizará os clientes que tenham ficado sem eletricidade por mais de 20 horas, o que aumentou o descontentamento dos afetados.

O ministro de Energia do Chile, Andrés Rebolledo, considerou que é "inaceitável" que, em dias de nevasca, ainda continuem os cortes de energia em milhares de casas da capital.

A tempestade de neve do fim de semana, causada por uma onda de frio polar, foi registrada em nove regiões do país: desde Coquimbo até Los Lagos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos