Suíça confirma identidade de casal desaparecido há 75 anos achado em geleira

Genebra, 19 jul (EFE).- As autoridades policiais da Suíça confirmaram nesta quarta-feira que os dois corpos mumificados achados há cinco dias em um geleira do maciço de Les Diablerets, no sul do país, são de Marcelin e Francine Dumoulin, um casal que tinha desaparecido nesta área dos Alpes há 75 anos.

Os restos mortais e os objetos achados ao seu lado (mochilas, uma garrafa, um livro e um relógio) foram analisados por especialistas forenses na própria geleira, situada a uma altitude de 2.615 metros.

No entanto foi no Instituto de Medicina Legal do cantão de Valais (sul) que se confirmou sua identidade, segundo informou a polícia local em um comunicado.

Na quinta-feira passada, um trabalhador da companhia Glacier 3000, operadora de cabines e teleféricos de estações de esqui na região, descobriu os corpos, congelados e em perfeito estado, cuja identidade foi rapidamente atribuída ao casal Dumoulin pela imprensa suíça e pela família.

Desde o início, a vestimenta dos corpos achados indicou que estes tinham permanecido na geleira Tsanfleuron entre 70 e 80 anos, uma vez que eram roupas da época da Segunda Guerra Mundial.

Originários do município de Savièse, Marcelin e Francine, pais de sete filhos, sofreram um trágico acidente em 15 de agosto de 1942, quando iam alimentar seu gado em uma pradaria nos arredores de Chandolin.

Desde então, a família perdeu a pista do sapateiro de 40 anos e da tutora de 37, até que o degelo dos glaciais, provocado pelo aquecimento global, permitiu a descoberta dos corpos do casal.

O funeral dos Dumoulin será realizado neste sábado em seu povoado natal e permitirá que as duas filhas ainda vivas do casal se despeçam de seus pais, segundo a emissora de televisão pública suiça "RTS".

A mais nova da família, Marcelin Dumoulin, agora setuagenária, declarou à emissora suíço que sepultar os corpos de seus pais lhe ajudará a conseguir "paz interior".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos