Criminalidade cresceu na Inglaterra ao maior ritmo em uma década

Londres, 20 jul (EFE).- A polícia do Reino Unido registrou quase cinco milhões de delitos na Inglaterra e em Gales nos últimos 12 meses até março de 2017, o que representa um aumento de 10% frente ao período anterior e o maior crescimento em uma década, informou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Segundo o ONS, a maior atividade criminosa, que se traduziu em 458.021 crimes a mais que em 2015-16, se deveu principalmente a um aumento dos delitos violentos e dos roubos.

Os delitos com agressão aumentaram 18%, até 175.060, enquanto os roubos subiram 7%, até 118.774, o que reverte a tendência de baixa experimentada nos últimos anos, indicou o organismo.

Os delitos por alteração da ordem pública aumentaram 39%, até 78.697, enquanto as agressões sexuais subiram 14%, até seu maior nível desde que se introduziu um novo protocolo nos registros em 2002.

"As últimas estatísticas refletem o maior aumento anual de crimes registrados em uma década", afirmou o diretor de estatísticas de crimes do ONS, John Flatley.

Flatley apontou que, ainda que parte do aumento se explique pelo fato de que se tem melhorado a maneira de contabilizar os delitos, "também há um aumento real dos crimes cometidos em várias categorias".

As estatísticas informadas hoje só incluem as regiões da Inglaterra e de Gales - que têm 58,3 milhões de habitantes, do total de 65,6 milhões do Reino Unido -, uma vez que Irlanda do Norte e Escócia fazem seu próprio cômputo.

Sua divulgação coincidiu com outros dados divulgados hoje pelo Ministério do Interior, que indicam que o número de policiais no território da Inglaterra e de Gales caiu 0,7% nos 12 meses até março em relação ao período anterior, até 123.142 agentes, e se encontra em seu nível mais baixo desde 1985.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos