Topo

Pelo menos 8 narcotraficantes morrem em tiroteio com a Marinha no México

20/07/2017 18h29

México, 20 jul (EFE).- Pelo menos oito narcotraficantes, incluído o líder do cartel, Felipe de Jesús Pérez, conhecido como "El Ojos", morreram nesta quinta-feira em um tiroteio com membros da Marinha na Cidade do México, informou essa instituição.

Pérez era considerado o "líder de uma organização extremamente violenta que opera nos distritos de Tháhuac e Iztapalapa", no sudeste da Cidade do México, apontou a Secretaria da Marinha em um comunicado.

Os criminosos dispararam contra os agentes, que repeliram o ataque em um tiroteio no qual morreram oito membros dessa organização dedicada à venda de drogas, extorsão, sequestros e homicídios.

O enfrentamento começou durante uma operação de vigilância que a Marinha desenvolvia na zona sudeste da capital em apoio à Procuradoria-Geral da República (PGR) e a uma investigação da Polícia Federal.

No local do tiroteio, a Marinha encontrou "diversas armas de uso exclusivo das Forças Armadas", detalhou o boletim.

Pérez era apontado como o principal responsável pela distribuição de drogas nas zonas sul e sudeste da capital, bem como nas instalações da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

De acordo com as autoridades mexicanas, Pérez liderava o cartel pelo menos desde 2012 e está vinculado diretamente com 50 assassinatos, entre eles o de um comandante da Promotoria do Estado do México ocorrido em fevereiro de 2016.