Abbas pede que EUA intervenham em crise na Mesquita de Al-Aqsa

Jerusalém, 21 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, pediu nesta sexta-feira ao conselheiro para o Oriente Médio dos Estados Unidos, Jared Kushner, que peça a Israel para retirar os detectores de metal instalados nas imediações da Esplanada das Mesquitas, informou o portal de notícias israelense "Ynet".

Abbas retornou ontem prematuramente a Ramala de uma viagem ao exterior para analisar a crise suscitada pela escalada da violência nos arredores da Esplanada das Mesquitas, Jerusalém Oriental e Cisjordânia.

Segundo o "Ynet", em conversa telefônica com Kushner (genro do presidente americano, Donald Trump), Abbas pediu que pressão sobre Israel para retirar os detectores de metais das entradas do complexo de Al-Aqsa, instalados após o atentado cometido no último dia 14 de julho por três árabe-israelenses que assassinaram dois policiais israelenses e foram abatidos pelas forças de segurança.

Durante a conversa, Abbas explicou a gravidade da crise e solicitou o compromisso dos EUA para fazer com que Israel se retire da zona, caso contrário, advertiu, a situação poderia escapar do seu controle, informou o "Ynet".

Hoje houve enfrentamentos em diferentes pontos de Jerusalém Oriental e Cisjordânia, três palestinos morreram e 400 ficaram feridos em choques com a polícia israelense em protestos contra as medidas de controle de Israel no entorno da Esplanada das Mesquitas.

Os palestinos consideram que o reforço das medidas de segurança representa uma tentativa dos israelenses de se apropriar do local, situado na parte oriental de Jerusalém (ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias de 1967) e o terceiro mais sagrado do islã e o mais sagrado para o judaísmo.

msg/cs

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos