Erdogan nega que Turquia esteja investigando empresas alemãs

Istambul, 21 jul (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, qualificou nesta sexta-feira de "mentira" as informações sobre a suposta investigação de empresas alemãs que estariam ligadas à confraria que Ancara acusa de ter instigado o golpe militar fracassado de julho do ano passado.

"Convoquei os serviços secretos, o ministro do Interior para perguntar pessoalmente se até agora havia alguma investigação judicial sobre empresas alemãs. E ontem a resposta que me deram foi: 'Nenhuma empresa alemã foi investigada judicialmente; é tudo mentira", afirmou Erdogan.

"Sua força não é suficiente para denegrir a Turquia, sua força não é suficiente para nos amedrontar com esse tipo de coisa", disse o presidente durante um ato público em Istambul.

Erdogan se referia às informações divulgadas ontem na imprensa alemã que acusavam Ancara de entregar aos serviços secretos da Alemanha uma lista de entidades suspeitas de manter vínculos com a confraria do clérigo exilado Fethullah Gülen, acusado pela Turquia de planejar o golpe.

Entre as empresas mencionadas como suspeitas estão gigantes industriais como Daimler e BASF, mas também pequenos estabelecimentos e lojas de varejo.

Por sua vez, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que a Turquia não tem intenção de proibir empresas alemãs.

"Dizem que vamos vetar 68 empresas da Alemanha, é tudo mentira. Além disso, metade delas são empresas turcas", disse o premiê ao jornal "Hürriyet".

"Essas declarações que tentam criar preocupação entre os investidores que fazem negócios aqui não têm sentido", acrescentou.

Yildirim afirmou que "a Turquia é tão segura como Alemanha" e pediu às autoridades alemãs para "agirem com mais calma" já que "tudo pode se resolver com diálogo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos