FAO e Mercosul promoverão ações para erradicar fome na região

Mendoza (Argentina), 21 jul (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Mercosul firmaram um acordo nesta sexta-feira para impulsionar ações para erradicar a fome, a má nutrição e a pobreza rural, e proteger o setor agrícola nos países do bloco.

O acordo foi formalizado durante a cúpula semestral de chefes de Estado do Mercosul, realizada hoje na cidade argentina de Mendoza, após um ano e meio sem reuniões presidenciais, segundo informou a FAO em um comunicado.

"O que o Mercosul faz ou deixa de fazer em termos de seu desenvolvimento agrícola tem o potencial de afetar grande parte do mundo. Por isso é tão importante o trabalho conjunto com estes países: são parceiros fundamentais para alcançar tanto o desenvolvimento sustentável como a fome zero", apontou o representante regional do organismo da ONU, Julio Berdegué.

Durante o discurso de abertura da cúpula, o presidente da Argentina, Mauricio Macri, afirmou que é "vital" que os países do bloco se apoiem mutuamente para avançar nas negociações agrícolas.

Segundo o comunicado da FAO, durante a assinatura do acordo, Berdegué destacou que o peso do setor agrícola nos países do bloco transforma o Mercosul em um "jogador de importância global".

A FAO prestará assistência técnica aos membros do Mercosul para que sejam impulsionadas ações que contribuam para acabar com a fome, a pobreza rural e a má nutrição na região.

"Os países do Mercosul fizeram enormes avanços na redução da fome nas últimas décadas", apontou Berdegué.

"No entanto, não devemos esquecer que praticamente metade dos que sofrem com a fome na América Latina e Caribe são cidadãos e cidadãs da América do Sul", especificou.

Para a FAO, este acordo ratifica a "aliança" que ambos os organismos desenvolveram durante os últimos quatro anos, com "múltiplas iniciativas" de apoio à agricultura familiar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos