Mercosul reafirma compromisso do bloco com a Agenda 2030 da ONU

Mendoza (Argentina), 21 jul (EFE).- O Mercosul reafirmou nesta sexta-feira o compromisso com a Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável e destacou a importância de implementá-la de forma efetiva para potencializar a cooperação entre os países do bloco.

"O equilíbrio entre a dimensão social, econômica e ambiental é fundamental para obter um desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, e permitir o uso eficiente dos recursos naturais dos nossos países", expressou o Mercosul em uma declaração conjunta após a cúpula semestral de chefes de Estado realizada hoje em Mendoza, na Argentina.

O documento foi assinado pelos países-membros do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - e os associados - Bolívia (em processo de adesão plena), Peru, Equador, Chile, Colômbia, Guiana e Suriname. A Venezuela foi suspensa do bloco em dezembro.

O Mercosul lembrou que a Agenda 2030, promovida pela ONU, é "orientadora" para o desenvolvimento sustentável e gera oportunidades para que os países do bloco possam aumentar a cooperação e o "intercâmbio de experiências".

A Agenda 2030 das Nações Unidas estabelece 17 objetivos e 169 metas econômicas, sociais e ambientais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos