Ministério Público confirma 2 novas mortes durante manifestações na Venezuela

Caracas, 21 jul (EFE).- O Ministério Público da Venezuela (MP) confirmou nesta sexta-feira as mortes de um adolescente durante uma manifestação ontem no estado de Zulia, no oeste do país, e de um homem no estado de Miranda, no centro-norte, o que eleva para 100 o número de mortos durante a onda de protestos que sacode o país.

O MP indicou no Twitter que a promotoria de Zulia está investigando a morte de um jovem de 15 anos, que faleceu durante um protesto nesse estado.

O órgão também indicou que está investigando a morte de Eury Rafael Hurtado, de 34 anos, que "recebeu quatro disparos" na quinta-feira em uma manifestação no estado de Miranda.

O MP também informou o falecimento de Víctor Márquez, um homem de 34 anos, que morreu na sede do Ministério do Poder Popular para Habitação e Moradia no estado de Zulia na quinta-feira.

O órgão, no entanto, não relacionou esta morte com as manifestações, mas o ministro Manuel Quevedo detalhou ontem que esta pessoa morreu durante um "ataque" no qual, segundo ele, participaram dezenas de pessoas da "direita", forma com a qual o governo denomina a oposição venezuelana.

Se for confirmado que o falecimento de Márquez está relacionada com os protestos, o número de mortos durante manifestações chegaria a 101.

Ontem foi um dia de greve geral na Venezuela, que foi convocada pela oposição e contou com bloqueio de vias, o que gerou alguns enfrentamentos violentos entre os manifestantes e as forças da ordem.

A greve geral faz parte da agenda de manifestações convocadas pela oposição depois que o presidente Nicolás Maduro decidiu instaurar uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova Carta Magna, que a oposição considera que consolidará uma ditadura no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos