Sean Spicer renuncia ao cargo de porta-voz da Casa Branca

Washington, 21 jul (EFE).- O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, renunciou ao cargo por divergências com Donald Trump, o que agrava a crise do governo dos Estados Unidos, confirmou nesta sexta-feira à Agência Efe uma fonte do Executivo.

Spicer apresentou sua renúncia ao presidente americano após Trump nomear o empresário Anthony Scaramucci como diretor de comunicações, algo com o qual não concordava.

Trump ofereceu o cargo a Scaramucci e pediu a Spicer que continuasse em sua equipa, mas o porta-voz da Casa Branca insistiu que considerava a decisão um "grave erro", segundo uma fonte citada pelo jornal "The New York Times".

O governo de Donald Trump atravessa sérios problemas com a imprensa, já que além dos enfrentamentos diretos que protagonizou, tornou pública em várias ocasiões sua inconformidade sobre como a Casa Branca administra sua relação com os jornalistas.

No final de maio, Trump ameaçou acabar com as entrevistas coletivas do Executivo, algo que não se concretizou. Ainda assim, reduziu consideravelmente o número de encontros de seus porta-vozes com a imprensa, que agora na maioria das vezes acontecem sem presença de câmeras.

Spicer vinha se queixando sobre a cobertura "negativa" e "desmoralizante" que, ao seu julgamento, a maioria dos meios de comunicação fazem sobre Trump.

Após meses de rumores sobre sua possível saída do cargo, o porta-voz chegou a entrevistar candidatos para substituí-lo na tarefa de dar entrevistas coletivas, ainda que seu objetivo fosse ocupar um cargo mais alto, relacionado à estratégia de comunicação da Casa Branca, segundo vários relatórios de imprensa.

Perante esses rumores, é provável que as aspirações de Spicer fossem precisamente ocupar o cargo que Trump ofereceu a Scaramucci, cujas funções eram executadas pelo ex-porta-voz de forma interina desde a renúncia de Mike Dubke, há dois meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos