Topo

Exército sírio anuncia cessar-fogo em várias áreas próximas a Damasco

22/07/2017 10h14

Cairo, 22 jul (EFE).- O exército da Síria anunciou neste sábado a cessação de hostilidades em várias áreas na região de Ghouta Oriental, o principal bastião da oposição síria nos arredores de Damasco, coincidindo com o anúncio da Rússia da criação de uma "zona de distensão".

Segundo a agência oficial de notícias "Sana", o Comando Geral do Exército e das Forças Armadas anunciou o cessar-fogo em várias áreas de Ghouta Oriental a partir de hoje às 12h (horário local, 6h de Brasília).

Segundo a "Sana", o Comando assegurou que respeitará dito acordo, mas que responderá no caso de que a outra parte descumpra o pacto.

Nesta manhã, o Ministério de Defesa russo anunciou a assinatura de acordos para criar e regular uma "zona de distensão" na região de Ghouta Oriental.

"Estes documentos estabelecem os limites da zona de distensão, as prerrogativas e locais de abrigo das forças de supervisão, bem como as rotas para o fornecimento de ajuda humanitária à população e o livre deslocamento das pessoas", destacou o ministério russo em um comunicado.

Os acordos foram assinados por militares russos e representantes da oposição moderada síria com a mediação do Egito.

"A expectativa é que nos próximos dias saia o primeiro comboio humanitário rumo à zona de distensão (em Ghouta Oriental) e comece a evacuação dos feridos", acrescentou o comunicado da pasta.

O anúncio da assinatura dos documentos para o estabelecimento da zona de distensão em Ghouta Oriental acontece dois depois de que pelo menos 28 militares sírios morreram em uma emboscada preparada por uma facção islâmica nessa região, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Nas últimas semanas se intensificaram as hostilidades em Ghouta Oriental, onde as forças governamentais sírias tentam progredir frente a facções rebeldes e islâmicas.