Topo

Irã e Iraque assinam acordo para fortalecer cooperação militar

23/07/2017 14h24

Teerã, 23 jul (EFE).- Os ministros de Defesa do Irã, Hosein Dehqan, e do Iraque, Erfan al Haiali, assinaram hoje em Teerã um acordo para fortalecer a cooperação militar, muito estreita desde três anos atrás na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Teerã e Bagdá promoverão, segundo o memorando de entendimento divulgado pelos meios oficiais, a cooperação antiterrorista e os treinamentos conjuntos, trabalharão para garantir a segurança nas fronteiras e se darão apoio logístico, técnico e militar.

Os dois ministros expressaram sua esperança de que com este documento a cooperação militar entre os dois países vizinhos, que já assinaram um acordo de defesa em dezembro de 2014, seja mais profunda.

O titular de Defesa iraquiano, à frente de uma delegação militar, chegou ontem a Teerã, onde se reuniu com dirigentes iranianos como o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamjani.

Por sua parte, Dehqan salientou ontem que o Irã seguirá utilizando suas "máximas capacidades políticas, económicas e militares" para devolver a estabilidade ao Iraque.

O seu homólogo iraquiano reconheceu que o apoio do governo iraniano na luta contra o EI teve "um papel determinante".

As milícias xiitas respaldadas pelo Irã foram fundamentais para ganhar terreno do EI, ainda que seu poderio tenha despertado grande inquietação nos Estados Unidos, que voltou a designar o Irã como o "principal Estado patrocinador do terrorismo".